O microbioma, que representa todos os microorganismos (como bactérias e fungos) que residem no nosso corpo, desempenha um papel na saúde humana e na patogênese das doenças. O microbioma intestinal tem se mostrado relevante para melhora ou piora doenças inflamatórias, dependendo principalmente das bactérias que ali residem.
Ok, mas e os probióticos?
Os probióticos são ricos em microorganismos vivos e que podem alterar o nosso microbioma intestinal, quando ingeridos. Alguns estudos já mostraram o efeito positivo de aumentar a concentração de determinadas bactérias para o tratamento de doenças inflamatórias dermatológicas, como a dermatite seborreica do couro cabeludo.
Mais estudos são necessários para chegarmos na conclusão final, mas essa é uma grande aposta da indústria farmacêutica no tratamento coajuvante de algumas doenças.
É incrível como no nosso organismo tudo está interligado, né? Por isso em nossa conduta terapêutica avaliamos nosso paciente de forma integrativa.
Não recomendamos a auto medicação e por isso para qualquer reposição nutricional, busque ajuda de um profissional especialista.
Tricologia humanizada e integrativa 🌱🪴